Imagem capa - ENGRAVIDEI, E AGORA? por Pequeno Querubim Fotografia
Gestante

ENGRAVIDEI, E AGORA?

Estou grávida, o que devo fazer?

A primeira coisa a se fazer é se alegrar pois você está gerando uma vida, o maior de todos os milagres. Segundo, respire fundo, sente-se e leia este blog.

Vamos postar uma série com vários textos te direcionando e indicando o melhor caminho a se fazer neste momento sublime.




Gestante Ludimila


Essa experiência traz muita felicidade e também muitos deveres e obrigações.

A Família Presente envolve os pais biológicos ou as pessoas que exercem este papel, seja por laços consanguíneos ou por elos afetivos, independente do gênero. Para que a família não perca nada neste momento único na vida, o importante é estar presente.

Afinal, a gravidez é um acontecimento que envolve a participação de todos.

Cuide da sua saúde e faça os exames solicitados. Isso faz toda a diferença agora e no futuro. Participe das oficinas de pré-natal e das visitas programadas às maternidades.

No pós-parto, dê bastante atenção ao planejamento familiar.

E lembre-se: a gestante tem direito à presença de acompanhante durante o parto. A Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005, mais conhecida como a Lei do Acompanhante, determina que os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.

Algumas dicas para ser uma família presente: mostre seu apoio à gestante e, sempre que possível, acompanhe as consultas de pré-natal. Mostre-se paciente quanto as mudanças que podem acontecer.





gestante Luanda

A gravidez é um momento de comemoração e cuidados. Procure um médico obstetra ou a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para fazer o pré-natal e assim garantir a sua saúde e a de seu bebê.

O pré-natal é um conjunto de atividades que você, grávida, deve realizar sob orientações dos profissionais de saúde, que tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do bebê e também prevenir e tratar complicações que possam acontecer neste período.

Você deve saber que algumas gestações apresentam maior risco, isto acontece em 10% delas, e por isso estas grávidas necessitam de um acompanhamento mais intenso por toda a equipe de assistência obstétrica.

É importante alimentar-se de maneira saudável, não ingerir bebida alcoólica, nem fumar ou usar drogas. Nestes casos, peça ajuda ao profissional de saúde.

Durante as consultas você receberá orientações importantes para o cuidado com a sua saúde e a de seu bebê.

Você deve comparecer mensalmente as consultas do pré-natal e fazer todos os exames solicitados. Aproveite para falar de suas preocupações e sentimentos.




NO PRÉ-NATAL:

Durante o pré-natal você vai receber informações sobre as mudanças e os cuidados com as mamas, cuidados de saúde bucal, vacinas, alimentação, desenvolvimento da gravidez, exercícios, atividade sexual, uso de medicamentos e parto. Também deve tirar as suas dúvidas e as de sua família;

A cada consulta você será avaliada quanto à pressão arterial, estado clínico, nutricional e crescimento uterino. A ausculta dos batimentos do coração do bebê pode ser ouvida a partir do 3º mês. Você fará ainda vários exames para verificar se está tudo bem com a sua saúde e a do seu bebê;

Realizará o exame de prevenção do câncer do colo do útero e receberá as vacinas que se fizerem necessárias;

Não tome medicamentos sem prescrição médica, evite fumar, tomar bebidas alcoólicas e fazer uso de qualquer tipo de drogas ilícitas durante a gestação e amamentação;

Participe das atividades de oficinas ou cursos dos serviços de saúde, da visita ao hospital onde seu parto vai acontecer e leia os folhetos distribuídos:

É importante a presença e a participação da Família Presente durante o pré-natal, parto e puerpério.



Acompanhe os próximos blogs que tem muita informação valiosa.

Qualquer dúvida consulte o seu médico obstetra ou uma unidade de saúde.


Orçamentos, fale comigo.